Faveni: uma trajetória de sucesso

trajetoria de sucesso

Ao longo dos seus 16 anos de existência, a Faculdade Faveni deixa uma interessante marca impressa na história de seu Estado: localizada em Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, a iniciativa de ofertar ensino superior de qualidade aos seus pouco mais de 200 mil habitantes, bem como às regiões circunvizinhas, alterou o panorama social da cidade. Além de toda a sua infraestrutura, a pauta de responsabilidade social também se faz presente nos esforços inaugurais de criar uma instituição de ensino que fosse capaz de aprimorar as relações entre a população, as características socioeconômicas dos municípios mais próximos e os desafios que as mudanças na educação brasileira projetam em sua estrutura constantemente durante os últimos anos.

Dividida em 3 pavimentos, a Instituição tem a atenção de ter os acessos para os portadores de deficiência. Além de suas 12 salas, seu auditório com a capacidade para 200 estudantes para suas apresentações, além do seu laboratório de informática, e seu espaço amplo de administração, a Instituição consegue atender bem todas as demandas e expectativas de seus educandos, levando a sério o seu foco para permanência no mercado de trabalho, sua conscientização educacional na criação cultural o desenvolvimento científico de seus alunos e o pensamento reflexivo dos mesmos.

A Faculdade também dispõe de opções de cursos a distância. Isso tudo para facilitar e otimizar o tempo de quem tanto precisa. Através dos meios de comunicação e da tecnologia, esses alunos podem de casa acompanhar as aulas, e fazer suas provas semestralmente. Todas essas iniciativas são feitas para que a sua comunidade local tenha um serviço de qualidade. A responsabilidade social, e o princípio ético são alguns dos pilares da Faculdade.

No campo das publicações científicas, a Faveni conta desde 2016 com a Intelletto, uma publicação periódica da instituição que conta com a colaboração de pesquisadores de diversos Estados brasileiros, nas temáticas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. A iniciativa, embora incipiente, coloca a Faveni no esteio da produção científica brasileira, ao passo em que promove o intercâmbio de pesquisadores de outras universidades e a multidisciplinaridade acadêmica, esta última tão valorizada nos dias de hoje.

O empreendimento tem hoje a chancela do Ministério da Educação como a 3ª melhor instituição do Espírito Santo e a 37ª melhor do país. A avaliação institucional tanto pelos critérios de auditoria internos regulamentados pela CPA, como também pelo monitoramento externo promovido pelo MEC, reforça os predicados e o compromisso da Faveni com a consolidação de seus valores educacionais, ensinando que através dos educadores, os educandos levam para vida uma nova forma de pensar, agir, e até mesmo no futuro, de ensinar também.