História da Faveni

historia da faveni

A instituição FAVENI (Faculdade Venda Nova do Imigrante), surgiu da necessidade de levar curso superior a uma região que contava apenas com o ensino fundamental e médio, o que dificultava para população buscar um curso superior. Com a cidade apresentado um grande crescimento econômico voltado para o agronegócio a solução seria fundar uma faculdade na região.

Localizada na área central serrana do Espírito Santo, apenas a 104 km da capital Vitória, a Faculdade vêm se destacando com um caminho de grandes conquistas desde seu surgimento em 2002. Considerada pela revista Exame a terceira melhor do ES , esteve entre as cinco melhores instituições do estado no ranking do MEC e possui conceitos 3 e 4 no ENADE.

Essas conquistas se devem a todo diferencial de educação que promove na região, com uma filosofia de compromisso e transformação social, com ações voltadas para a comunidade, como a Campanha de Natal, que arrecadaram em 2015 cerca de 850 brinquedos e distribuíram em escolas, a Campanha de Alimentos, onde foram distribuídas cestas básicas em algumas comunidade e entidades, o projeto Creche da “FAVENI”, com a tradicional Festa da Polenta, que acontece sempre no mês de outro, entre outras. A faculdade busca despertar nos alunos uma consciência critica com princípios éticos e morais.

Atualmente são ofertados cinco cursos de graduação: Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, atendendo aproximadamente cerca de 500 alunos, com uma ampla estrutura física em um prédio com 3 pavimentos, acesso para portadores de necessidade especial, 12 salas em funcionamento, laboratório de informática com um espaço climatizado e 25 computadores, biblioteca que fica disponível também para a comunidade externa, auditório com capacidade para até 200 pessoas e salas de administração.

Além do espaço físico, a FAVENI oferta disciplinas na modalidade Ensino a Distância, onde o aluno terá a sua disposição um tutor uma vez por semana para interagir pessoalmente e nos demais dias as atividades serão realizadas pela internet, oferecendo mais flexibilidade para os alunos.

A FAVENI oferta também cursos de pós-graduação, com uma grade que entra Educação, Direito, Teologia, Área Empresarial, Saúde, Área do Trânsito, Área da Engenharia e Serviço Social. Além disso, todos os alunos contam com o auxílio de programas como o FIES, PROUNI e também o programa do Governo do Estado NOSSABOLSA, que financia hoje cerca de 3700 alunos no estado.

Com todo esse histórico e pouco tempo de atuação, a FAVENI se mostra muito determinada em criar grandes laços com seus alunos e a comunidade, prestando um serviço de qualidade, focando em um trabalho digno, levando cada vez mais desenvolvimento e valores, preservando os direitos de cidadania e contribuindo para melhorar o desenvolvimento econômico e social da comunidade de Venda Nova do Imigrante.