Por que a pós-graduação é importante para minha carreira?

graduação e carreira

Fazer uma graduação não é mais sinônimo de ter um diferencial na hora de apresentar seu currículo. Na verdade, isso já aconteceu outras vezes. E não foram poucas. Você pode se lembrar de que algumas décadas atrás, ter o ensino médio concluído era um diferencial. Depois o diferencial, com a era da informatização, passou a ser as habilidades com sistemas de informática. Em seguida, com a globalização, o inglês passou a ser diferencial.

Atualmente o diferencial de um currículo é a pós-graduação e o inglês passou a ser um pré-requisito. A sociedade evoluiu e as demandas por formação acabaram seguindo o mesmo caminho. Vou mostrar a razão para isso. Mas antes, seja sincero e responda as seguintes perguntas:

  • Quantas pessoas você conhece, no seu local de trabalho, que possuem uma graduação ou estão cursando uma faculdade?
  • Na sua área ou no emprego que você deseja, quantos candidatos com graduação disputam a mesma vaga?

Você deve ter percebido que cada vez mais as pessoas fazem uma graduação e muitas delas, depois de formadas, não trabalham na área em que se formaram. Isso pode acontecer por desejo pessoal, mas na maioria dos casos o mercado é muito competitivo e só os mais qualificados conseguem a tão desejada vaga de supervisão e gerência.

Se no emprego que você deseja não há concorrência com outras pessoas que possuem graduação, considere-se privilegiado. Fazer uma pós-graduação nesse estágio irá lhe trazer muitos benefícios e abrirá muitas portas. No entanto, se for o contrário e houver muitas pessoas com graduação desejando a mesma vaga que você, uma pós-graduação já se faz necessária. Ela vai te proporcionar destaque, vai te possibilitar networking, isto é, uma base de relacionamento maior, e vai te colocar em pé de igualdade com os outros concorrentes. Agora, se já existem muitas candidatos com pós-graduação concorrendo com você, sinto informar, mas você está ficando para trás. Não deixe isso acontecer.

Mas por que a pós-graduação é tão importante para minha carreira?

Vou responder essa pergunta com uma analogia. Suponhamos que um familiar seu tenha problemas cardíacos graves e você é o único que pode dar assistência a essa pessoa. Nesse caso, você vai precisar escolher alguém para ajudar no tratamento desse seu familiar. Você pesquisa e encontra um aluno de medicina, um médico formado e um cardiologista. Qual desses profissionais você vai escolher para ajudar seu familiar? Por quê?

O mesmo acontece com uma empresa. A pós-graduação é uma espécie de certificação que atesta que aquele profissional tem uma percepção de especialista, pois ela adiciona conhecimentos particulares de certo nicho de mercado, apresenta estudos de caso, aperfeiçoa metodologias de trabalho. Dessa forma, o profissional que possui uma pós-graduação está apto a tomar decisões e gerenciar conflitos.