Relações Pessoais Líquidas vide Baumann

relações pessoais Baumann

Atualmente, vivemos num período de modernidade líquida, em que qualquer detalhe cotidiano pode interferir nas relações pessoais. O conceito, idealizado pelo sociólogo polonês Zygmunt Baumann, trata do processo de globalização no mundo contemporâneo e da transformação que a atual sociedade vem passando com o advento da prática do conhecimento científico que, em cerca de 30 anos, possibilitou a mais de 3 bilhões de pessoas o acesso a internet. O desenvolvimento dessas novas tecnologias corroboram com a maior facilidade de contato e interação a distância, levando em consideração que com um clique podemos estar em todos os lugares do mundo ao mesmo tempo e nos comunicando com pessoas das mais diferentes culturas. Como tudo que é bom, essas tecnologias também devem ser utilizadas com moderação pois essa facilidade de interação acaba por afastar o contato pessoal.

O crescimento quase instantâneo da internet e de seus recursos faz com que todos aqueles que tem acesso a tecnologia estejam presentes, mesmo que não em corpo, em mais de um lugar ao mesmo tempo. Isso pode ser um benefício em determinadas situações, como questões de trabalho ou até para manter contato com aqueles que se encontram distantes. Estamos em todos os lugares, mas dispersos. Sabemos de tudo e não nos aprofundamos em nada.

Somos bombardeados de informações superficiais, conteúdos falsos e opiniões ofensivas que devem ser filtradas se você pretende fazer um bom uso dos recursos oferecidos pela tecnologia. As redes sociais são um perfeito objeto de interação pessoal e também cada vez mais utilizadas com intuito profissional, mas elas também podem ser perigosas quando mal utilizadas. O compartilhamento de notícias falsas na internet é uma realidade cada vez mais vista no Brasil e, para ser combatida, basta que fiquemos atentos a todo o conteúdo encontrado e o mais importante: questione a possibilidade daquela informação ser falsa.

É mais que necessária uma pesquisa aprofundada da fonte de todas as informações disponíveis nas plataformas digitais antes do conteúdo ser reproduzido para não colaborar com o compartilhamento de notícias falsas.

A Internet pode ser a nossa maior aliada na propaganda e divulgação de um novo empreendimento, além de oferecer a chance de que o investimento seja feito diretamente na plataforma, o que resultará num negócio online, cada vez mais comuns em todo o mundo. A internet também disponibiliza de uma infinidade de pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre os mais diversos assuntos, uma verdadeira biblioteca universal que deve ser tratada com respeito e cuidado.
Além de tudo, é preciso maturidade para definir uma dosagem correta de tempo disponibilizado para as interações online. É preciso que não percamos a humanidade e que lembremos sempre de valorizar um ao outro. Um olhar carinhoso, uma boa conversa, uma gargalhada sincera, para que não se deixe a vida passar diante de suas telas e teclados, sem conseguir aproveitá-la.